5 dicas para não errar na hora de escolher e aplicar o seu papel de parede

5 dicas para não errar na hora de escolher e aplicar o seu papel de parede

A instalação do papel de parede é bem simples de ser feita, mas é importante tomar alguns cuidados, desde a compra, escolha de modelo, medida da parede, até a aplicação do material no ambiente da sua casa ou escritório. Por isso, separamos cinco dicas para você não errar na hora de escolher e aplicar o seu papel de parede.

Papel de parede de adesivo, o mais certeiro

Hoje no mercado, existe uma variação muito grande de papel de parede. Há diversas estampas, desenhos e opções de fixação por adesivo ou cola. A melhor escolha para você que está fazendo o processo de colagem pela primeira vez é o papel de parede adesivo, por ser mais fácil de descolar e colocar novamente na parede caso aconteça algum erro.

Meça sua parede para não haver imprevistos

Medir a área de cobertura do papel pode evitar frustrações na instalação. Na hora de fazer a compra do papel de parede é sempre bom pedir 10% a mais do que a medida oficial da sua parede. O encaixe da estampa precisa de uma sobreposição de aproximadamente 3mm uma sobre a outra, além de possíveis perdas em recortes.

Superfície sempre limpa na hora de fazer a aplicação 

Para facilitar a fixação do papel e evitar que ele descole, principalmente nas laterais e nas pontas, é importante limpar bem a parede e passar uma lixa e um pano levemente úmido e só depois que a parede estiver bem seca começar a aplicação. No caso de paredes com desenhos ou pinturas com tinta escura, o ideal é passar uma demão de tinta clara antes de instalar o papel.

A escolha da parede ideal 

Uma dica para a instalação é colocar o adesivo na parede oposta da janela para que ganhe destaque. A aplicação pode ser feita em uma só parede ou em todas as paredes do cômodo, dependendo do estilo da decoração. Por exemplo, na sala de estar e no quarto, a estampa do papel de parede precisa ser bem discreta caso seja feita a instalação em todas as paredes. O papel também pode ser colocado até a metade da parede, terminando com uma faixa adesiva ou com moldura de gesso.

Aplicação reta e sem bolhas

Um dos cuidados na hora da aplicação é evitar que o papel forme bolhas na hora da aplicação. É bom estar preparado: tenha em mãos o papel de parede, uma escada, fita métrica, régua, estilete e algo que sirva como espátula, com um cartão. Para deixar o papel bem retinho é preciso fixar a ponta do papel de parede e observar como segue o caimento até o chão. Não se esqueça de sobrepor cerca de 3 milímetros uma folha sobre a outra para dar encaixe no desenho.

Deixe um comentário